O Instituto Zerbini, fundado pelo Profº Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, foi responsável pelo 1º transplante cardíaco da América Latina, em 1968. Desde a sua fundação, vem acumulando conhecimentos e técnicas de cirurgia cardíaca, tendo sido o 1º no mundo a realizar um transplante em portador de Doença de Chagas, também 1º no mundo em realizar com sucesso ventriculectomia parcial em criança menor de 1 ano de idade.
Dr. Magnus Rosa Coelho de Souza, sócio fundador do Insituto Zerbini desde o início, participou do 1º transplante cardíaco da América Latina ao lado do Profº Dr. Zerbini, e é considerado um dos maiores cirurgiões do mundo em cirurgias valvares.
Dr. Eduardo Coelho de Souza, foi o último cirurgião a operar com o Profº. Zerbini, inclusive tendo participado dos dois últimos transplantes cardíacos realizados pela equipe.
A equipe do Instituto Zerbini originou-se no Hopistal da Clínicas e se estabeleceu dentro do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde formou a maioria dos grandes cirurgiões cardíacos do país.
Hoje, o Instituto Zerbini, é uma equipe com experiência em todos os tipos de cirurgia cardíaca, sendo a equipe com um dos maiores números de pacientes operados no Brasil (com mais de 51.000 cirurgias realizadas).