Cuidados
Cuidados pré operatório
- ORIENTAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA
PREPARO:
No preparo para sua cirurgia haverá uma tricotomia, que é a depilação dos
pêlos do corpo. Após este procedimento, será necessário um banho com
uma solução à base de iodo que irá preparar sua pele para a cirurgia,
prevenindo, desta forma, infecções em suas incisões.
Não use desodorante, creme hidratante, creme rinse, perfumes, esmalte, etc.
Vista um avental limpo após o banho.
As próteses dentárias móveis devem ser retiradas.
HORÁRIO DO JEJUM: Você deverá permanecer em jejum de 8 a 12 horas antes da cirurgia, conforme orientação da enfermagem. Este jejum é rigoroso abrangendo qualquer alimento e também água.
PRÉ ANESTÉSICO: No horário determinado pelo médico será administrada a medicação pré-anestésica, que pode ser um comprimido ou uma injeção, podendo deixá-lo sonolento. Portanto, não se levante, para evitar sintomas indesejáveis.
HORÁRIO DA CIRURGIA: As cirurgias terão início por volta das 7 horas da manhã, e quem
determinará a ordem de encaminhamento para o centro cirúrgico será o
cirurgião.
As crianças e os pacientes da UTI terão prioridade no horário.
TRANSPORTE PARA O CENTRO CIRÚRGICO: Você será encaminhado ao centro cirúrgico pelo funcionário da enfermagem
em uma maca podendo um familiar acompanhá-lo até a entrada.
- O QUE É CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO?
É também conhecida como cirurgia de ponte de safena. Durante a cirurgia, um vaso sanguíneo será retirado de seu corpo e implantado em seu coração, realizando uma ponte, para normalizar o fluxo sanguíneo.
TIPOS DE PONTES:
Artérias mamarias (direita e esquerda) Veias safenas Artéria radial
COMO O CIRURGIÃO DECIDE QUAL O TIPO DE PONTE USAR?
Isto dependerá da:
• localização da obstrução da coronária
• número de artérias obstruídas
• tamanho de suas artérias coronárias
• idade do paciente
- O QUE É CIRURGIA VALVAR?
Se alguma das valvas do seu coração (mitral, aórtica, tricúspide, pulmonar) não estiver funcionando adequadamente, elas poderão ser trocadas ou reparadas. A cirurgia de reparação da valva permite ao cirurgião consertá-la sem precisar substituí-la. Se isso não for possível, ela será substituída por uma valva artificial. As próteses valvares poderão ser de material biológico (tecido animal), ou fabricadas a partir da liga de metais (metálicas).
c-— —AA:~~ Aa.™A\-rn sinol o maio inHir>íir|çi nara n seu
Cuidados pós operatório
- OUTRAS DUVIDAS:
Quaisquer outras dúvidas que possam surgir, tanto em relação à cirurgia quanto ao período pré e pós-cirúrgico, devem, sempre, ser tiradas com o médico responsável.
Informações, em geral aos acompanhantes, sobre internações, datas das cirurgias, altas hospitalares, visitas e outras, procurem sempre nossa Secretaria no Bloco III, 2°sub-solo, sala 10, ou pêlos telefones 289.6730 e 3253.5022 r.1280 e 1156 com Aríete, Claudia ou Sandra.
- RETORNO AO TRABALHO
Você poderá reassumir gradualmente seu trabalho após a liberação de seu cardiologista. Não tente forçar seu ritmo. Vá devagar.- QUAIS OS CUIDADOS APÓS A CIRURGIA?
Após a cirurgia cardíaca, é importante sua participação ativa no processo de recuperação. Você necessitará de 6 a 8 semanas, para estar completamente recuperado.
CUIDE VOCÊ MESMO DE SUAS INCISÕES:
Após a cirurgia, é comum você sentir-se inseguro em relação às suas incisões. Seu cirurgião suturou cuidadosamente o seu esterno usando fios de aço e, sendo assim, você poderá se movimentar e tossir sem receios. Os tecidos e a pele também foram suturados com fios especiais que serão reabsorvidos pelo organismo, não sendo necessário retirá-los. Se você se submeteu à revascularização do miocárdio com pontes de safena, também terá incisões na perna.
MANTENHA SUAS INCISÕES SECAS E LIMPAS: Quando você se submete à retirada da veia safena, é normal o aparecimento de edemas na perna (inchaço). Caso você note o inchaço:
-
Coloque seus pés elevados enquanto descansa; evitando mante-los dependurados quando estiver sentado. Isto deverá diminuir o edema.
-
Não cruze as pernas.
-
Caminhe diariamente. Isto melhorará o retomo venoso, aliviando o inchaço.
-
Meias elásticas poderão ser precritas pelo seu médico.
PROCURE TER UMA BOA NOITE DE SONO: Se você se sentir cansado, vá para cama mais cedo. Se você não descansa satisfatoriamente durante a noite, passará o dia seguinte irritado e fatigado. Evite cochilar durante o dia para que possa dormir bem à noite.
ATIVIDADE SEXUAL APÓS A CIRURGIA: Aguarde de 4 a 6 semanas para reiniciar sua atividade sexual, mantenha posições que limitem pressão ou peso sobre o esterno ou membros superiores.
SEJA ATIVO: Continue suas atividades em casa.
Durante este tempo de convalescença, de 6 a 8 semanas de pós-cirurgia, realize atividades domésticas leves, desde que se sinta em condições. Atividades nas quais você necessite elevar os membros superiores para alcançar objetos ou mesmo pentear-se, poderão demorar um pouco mais para conseguirem ser realizadas.
Dicas:
-
Os exercícios não devem lhe causar exaustão.
Procure aumentar o tempo e a distância em suas caminhadas, não a velocidade.
-
Use roupas e ténis confortáveis.
-
Evite exercícios em temperaturas baixas ou muito altas.
-
Esteja alerta para os seguintes sinais:
-
falta de ar
-
tontura
-
desconforto precordial (dor no peito)
-
exaustão
-
Caso ocorram estes sintomas, pare o exercício e entre em contato com o seu médico.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A alimentação equilibrada é importante para manter a saúde, previnindo o aparecimento de muitas doenças.
Portanto, mantenha uma alimentação saudável, evitando ingestão de gordura animal e colesterol, excesso de sal, consumo de bebidas alcoólicas e excessiva ingestão calórica.
-
Substituir leite e derivados integrais por desnatados.
-
Substituir a manteiga por margarinas cremosas, requeijão light, queijo branco ou ricota.
-
Não usar banha de porco, bacon, gordura de coco e azeite de dendê.
-
Controlar a ingestão de miúdos (fígado e coração) e frutos do mar (camarão, lagosta, ostra, lula), devido ao alto teor de colesterol.
-
Retirar a pele do frango antes do cozimento.
-
Evitar o consumo de carnes gordurosas (picanha, contrafilé, cupim) e também os embutidos (presunto, salame, mortadela, linguiça, salsicha).
-
Dar preferência aos óleos vegetais: soja, milho, canola e oliva.
-
Preparar as carnes, aves e peixes ensopados, grelhados ou assados. Evitar frituras e preparações a dorê.
-
Evitar o consumo de molhos rose, tártaro, maionese, creme de leite e chantilly.
-
Controlar a ingestão de chocolates, folhados e croissants.
-
Consumir, no máximo, 01 ovo por semana.
-
Consumir maior quantidade de fibras como: cereais matinais, verdura, legumes e frutas.
RECEITA MEDICA:No dia de sua alta hospitalar você receberá uma receita médica contendo os medicamentos que deverá tomar, a via de administração e a dosagem.
Dicas:
-
Tome corretamente os medicamentos que estão prescritos na receita.
-
Não interrompa seus medicamentos ou mude-os sem orientação médica.
-
Tome seus medicamentos diariamente, de preferência sempre no mesmo horário.
-
Se você esqueceu de tomar um medicamento, aguarde o próximo horário. Não tome duas doses do medicamento no mesmo horário.
-
Consulte seu médico caso necessite tomar um medicamento que não conste na receita médica.
-
Guarde seus medicamentos em lugar fresco evitando exposições ao calor, frio e luz solar.
MANTENHA VISITAS PERIÓDICAS AO SEU MEDICO: O relatório médico descrevendo sua cirurgia e sua evolução pós-operatória será encaminhado para seu cardiologista. Marque uma consulta com ele assim que retornar para casa. Seu cardiologista é quem irá lhe acompanhar após a cirurgia, determinando exames e alterando suas medicações, se houver necessidade.
LIGUE PARA SEU MÉDICO CASO VOCÊ SINTA:
-
angina ou desconforto precordial.
-
falta de ar ou tontura.
-
algum sinal de infecção nas incisões.
-
seu esterno mover-se durante os movimentos.
-
suas pernas muito inchadas ou doloridas.
- POR QUE ME SINTO TÃO DEPRIMIDO?
Na fase de convalescença é natural que você sinta momentos de tristeza e depressão, com pouca motivação. Isto é decorrente de todo o processo pelo qual você passou e está associado aos sentimentos de insegurança. Gradualmente estas sensações vão melhorando e você poderá adquirir sua segurança, retomando suas atividades.- RETORNO AO LAR
Após ser determinado pela equipe médica o dia da alta hospitalar, você já poderá, junto com seus familiares, iniciar os preparativos de sua volta para casa.
VIAGEM DE AVIÃO: Caso você vá retornar de avião, irá receber uma prioridade de embarque que deverá ser entregue à Companhia Aérea. Uma cadeira de rodas poderá ser solicitada no aeroporto, para locomovê-lo no embarque e desembarque, evitando, assim, que você se canse. Durante voos longos procure caminhar no corredor do avião algumas vezes, evitando, desta forma, que suas pernas inchem.
VIAGEM DE CARRO: Caso retorne para caso de carro, é prudente parar algumas vezes para caminhar por alguns minutos. Utilize o cinto de segurança normalmente. Ao chegar em casa, procure descansar, evitando receber visitas no mesmo dia.- PERGUNTAS MAIS COMUNS APÓS A CIRURGIA
As incisões de minhas pernas doem mais do que a incisão do tórax. Isto é normal?
É comum as incisões das pernas doerem mais do que a incisão do tórax. Caminhando e realizando suas atividades, este desconforto diminuirá.
Quando posso voltar a dirigir?
Após 8 semanas da cirurgia, seu médico permitirá que você volte a dirigir gradualmente. Evite dirigir por períodos muito longos e interrompa quando se sentir cansado.
Eu posso tomar banho de sol após a cirurgia?
Exposições prolongadas ao sol não são recomendadas para ninguém. Enquanto suas incisões estiverem cicatrizando, sua pele estará sensível e os raios solares poderão queimá-la e propiciar o surgimento de quelóides. Portanto, durante seu restabelecimento, evite exposição direta ao sol por 6 a 8 semanas após a cirurgia.
- COMO MANTER SUA QUALIDADE DE VIDA APÓS A CIRURGIA?
Quando você decide submeter-se a uma cirurgia cardíaca, um dos principais
fatores determinantes é a busca por uma condição melhor de vida, em
termos de saúde. Esta busca define, em parte, o que é investir em
QUALIDADE DE VIDA, baseada principalmente em bem-estar físico,
afetivo e profissional.
O estilo de vida do paciente é um fator determinante para o
desenvolvimento de problemas cardíacos. A cirurgia cardíaca permite a
correção das disfunções do coração, porém, a manutenção do sucesso dessa
cirurgia está associada a possíveis alterações dos hábitos de vida do
paciente.
É importante o paciente controlar os fatores de risco, que são:
-
hipertensão
-
tabagismo
-
diabetes
-
stress
-
obesidade
-
vida sedentária
-
níveis elevados de colesterol e triglicérides
Todos os direitos reservados para Instituto Zerbini © 2024